Pages

Livro: Maze Runner - A Cura Mortal

By danny - agosto 23, 2015


Sinopse: Thomas atravessou o Labirinto; sobreviveu à Terra Queimada. A CRUEL roubou-lhe a vida, as memórias, e até mesmo os amigos. Mas agora as Experiências acabaram, e a CRUEL planeia devolver as memórias aos sobreviventes e completar assim a cura para o Fulgor. Só que Thomas recuperou ao longo do tempo muito mais memórias do que os membros da CRUEL julgam, o suficiente para saber que não pode confiar numa única palavra do que dizem. Conseguirá ele sobreviver à cura?

Titulo: Maze Runner - A Cura Mortal
Titulo Original: The Death Cure
País de Origem: Estados Unidos
Autor: James Dashner
Gênero: Fantasia, Pós-apocalipse, Ficção cientifica, Jovem-adulto
Editora: Editorial Presença
N.º de páginas: 334
Ano de lançamento: 2011
ISBN: 9789722353670

Opinião:
        Eu não sei bem como comentar o livro sem encher isto de spoiler. Mas vou tentar.

     Este para mim foi o que mais custou a ler. Não no mau sentido. Apenas porque é tão triste, acontece coisas tão más... Tem-se as respostas mas metade fica por descobrir. Eu li-o num dia, e chorei mais de metade do livro. Mesmo sendo o último livro, acontece tanta coisa, que não se consegue tirar os olhos das páginas. Coisas que achamos certas afinal não o eram.

     Mas há uma coisa muito bonita retratada neste livro, a amizade entre o Thomas, o Minho e o Newt. Eles fazem de tudo uns pelos outros, estão sempre lá para se entreajudarem. Sim, já acontecia nos outros livros, mas neste mostra mais. Principalmente entre o Minho e o Newt. Quando acontece uma coisa a um deles, o meu coração até morreu ao ler.

     Outra coisa boa no livro foi que finalmente consegui começar a gostar da Teresa, porém... ok não vou dizer o porquê, Mas esqueçam, continuo sem conseguir gostar da Brenda. É incrível como no raio da saga toda só no fim (sim, porque só mesmo lá mais para o fim) é que consegui gostar de uma personagem feminina. Ok, que só temos duas minimamente importantes. Mas epa... não havia gajas melhores não? Acho que o Fulgor comeu a cabeça àquela gente toda, só pode...

     Neste livro também podemos ver como é a vida nas cidades, onde as pessoas vivem mesmo com o Fulgor a infetar as pessoas. E posso-vos dizer que é muito assustador imaginar um cenário daqueles. O escritor é ótimo a transmitir a dor, o pânico, e imaginar uma doenças destas no mundo, meu deus, não sei mesmo... é mesmo o fim. O pior é que sabemos que não estamos livres de um desastre destes acontecer...

     A CRUEL neste livro... epa continua a ser a CRUEL, como podemos defini-la? Uma grandessíssima besta? Uma inútil? Manipuladora? Tudo e mais alguma coisa... lamento mas eu não consigo fazer com que isto me entre "A CRUEL é boa" comigo não resulta.

     O fim do livro, bem sem fazer spoiler, foi bom e mau. Bom porque o final é ok (tentando ser o mais neutra possível para não estragar a leitura a ninguém). Mau, bem isto não sei se posso dizer, mas falando no geral, morrem pessoas a mais em três livros do que o meu coração queria. Muitas mortes, muitas que nem deviam de acontecer.

     Certamente quem leu os livros anteriores vai ler este, por isso nem o vou recomendar. Se não leram ainda esta saga, só vos tenho a dizer... estão à espera do quê? É a melhor saga após o Harry Potter (ok há outras por ai, mas refiro-me a sagas com adolescentes, no género fantasia). Mas leiam, a serio. Eu há muito que não lia algo tão evolvente. Eu em uma semana li os três livros, acho que isto explica tudo não é?


PS: Não se pode falar da pagina 265 (ou a 250 se for a versão inglesa), essa parte NÃO EXISTE. Tem de ser apagada da memoria das pessoas. Obrigada.


Mas nunca devemos de esquecer  "CRUEL é bom"



Citações:

"- Não dói tanto? - Repetiu Frypan. - Isto não me agrada"  Pág 32


"- Pareciam tão contentes como nós por estar aqui - disse Thomas"  Pág 185


"Thomas limitou-se a olhá-la fixamente:
- Achas mesmo que sou assim tão parvo?"  Pág 217


"Por favor, Tommy, Por favor" 


" E, tal como tentámos incutir em todos os nossos pacientes vezes sem conta, CRUEL é bom."



Capas:

  
  


Críticas de imprensa:

«Uma saga cheia de mistério, que os fãs mais entusiastas descrevem como uma fusão de O Senhor das Moscas e Os Jogos da Fome com a conhecida série de televisão Perdidos.» 
Entertainment Weekly.com


«Dashner mostra uma vez mais a sua mestria na construção de uma narrativa de ação, fazendo com que os leitores virem as páginas compulsivamente enquanto se envolvem na história repleta de personagens bem caracterizadas.» 
Kirkus Reviews


«Respire fundo antes de começar a ler um livro de James Dashner.» 
Deseret News


Avaliação:

Vejam também a opinião do primeiro Filme (AQUI) e a Comparação entre o primeiro Livro e o primeiro Filme (AQUI).

  • Partilha:

Poderás também gostar de

5 Comentários

  1. Antes de mais, desculpa por te ter atrasado a publicares isto ^^" eu esperava mesmo conseguir ler o livro mais cedo para fazermos o post juntas... sorry
    Mas epa, eu começo a ler e deprimo-me! Ainda por cima já levei com spoilers (obrigada tumblr e pinterest) e sei o que acontece e ainda deprimo mais porque não quero chegar a essas partes! Mas depois... arrggh tenho de o acabar de ler porque é dos melhores livros que já li!
    Toda a saga é excelente mesmo! Super aconselhadissima!

    PS: Agora é ver o que raio fizeram ao filme ahahaha porque não vi nada daquele trailer no segundo livro mas ok xD O primeiro também estava diferente mas foi óptimo, vamos ver xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tambem levei com spoiler antes de ler e li o livro num dia. Ok é de chorar baba e ranho, mas chega-se ao fim e fica-se "porque? porque acabou? Eu nao quero que acabe"
      Eu estou anciosa pelos proximos dois livros, mesmo que ambos aconteçam antes...
      É certamente das melhores sagas que li, e eu basicamente só leio sagas, devia de passar a ser mais normal mas ok.

      PS: ya tambem tou para ver o filme2... acho que teremos uma comparação gigante para esse XD Acho que é melhor ir ve-lo e pensar "O meu Thomazinho é lindo por isso vimos ver um filme que nao tem nada haver com o livro"

      Eliminar
    2. Não me julgues u.u tive a ler outros livros entretanto (a maioria para a escola mas tásse)
      Sagas é fixe xD principalmente as de fantasia! o/

      Ui... vamos reler o segundo livro depois do filme para fazer a comparação? ahahah
      É... Thomazinho... Mas não sejas má xD o filme tava bue fixe

      Eliminar
    3. Nao disse o contrario, referia-me as diferenças de filme/livro

      Eliminar
  2. Achei muito legal a brenda e o thomas ficarem juntos a teresa e morna e sem entusiasmo , a Brenda e guerreira e corajosa se ela ficar com o thomas vou adorar , eles dois tem algo de fogo.Se o final for Brenda e Thomas juntos e teresa morta pra mi ta otimo menos o niwt morto

    ResponderEliminar