Pages

Série: Vikings - 1º Temporada

By Sora - junho 04, 2015



Titulo Original: Vikings
Criadores: Michael Hirst
Gênero: Drama, Histórico, Aventura
Classificação: M/14
Duração: 45 min (aproximadamente)
País de origem: Canadá e Irlanda
Idioma: Inglês
Ano de lançamento: 2013
Produção: Eliza Mellor, Steve Wakefield, Keith Thompson
Tema de abertura: "If I Had a Heart", Fever Ray
Emissora de televisão original: History (Canal História)
Nº de Temporadas (actualmente): 3
Episódios por temporada: 10

Sinopse: A história acompanha as aventuras do guerreiro nórdico Ragnar Lothbrok, figura histórica que viveu no período Medieval. Considerando-se descendente de Odin, Ragnar busca dominar vários territórios da Europa. Com isso, ele enfrenta a oposição de Earl Haraldson, ex-guerreiro e agora líder de seu povo, casado com Siggy, uma jovem que tem sua lealdade dividida.

Opinião: Vikings é uma série histórica que fala sobre as conquistas e aventuras de Ragnar Lothbrok (segundo relatos históricos, Ragnar era um rei semi-lendário da Suécia e Dinamarca que reinou durante os séculos VIII e IX).

     A série começa com Ragnar num campo de batalha, rodeado de mortos a ver Ódin escolher os corpos para os levar para Valhalla. Ragnar diz-se filho do Deus Ódin e acha-se abençoado por isso.

    Vive com a sua mulher Lagertha, uma mulher guerreira, e os seus filhos Bjorn e Gyda. No início da série, Ragnar leva o seu filho Bjorn para declarar a sua obediência ao Earl (Earl é o nome dado aos "chefes das aldeias"), é como um ritual para mostrar que já são homens. Juram a sua fidelidade através de uma pulseira que representa a suas vidas. 


     Todos os anos, o lider da sua tribo, Earl Haraldson, organiza "expedições" (ou seja, navegações com o propósito de roubar as terras) para Sul, mas Ragnar está convencido que iriam encontrar mais tesouros se fossem para Oeste (Inglaterra). Propõem isso ao Earl e a sua proposta é recusada. Sem se deixar ir abaixo, Ragnar pede a Floki (adoro este tipo!) para lhe construir um navio e pede ao seu irmão Rollo para arranjar uma tripulação de confiança que estivesse disposta a desobedecer ao Earl e navegar para Oeste, por mares nunca antes navegados. 

     A expedição é um sucesso e quando voltam terão que enfrentar o Earl que ficou a par da traição. A fama de Ragnar vai crescendo e com isso o ódio de Earl, que se sente ameaçado.



   
     Ao longo da série, várias personagens consultam O Vidente e acreditam piamente em tudo o que ele diz, tal como acreditam nos sinais dos Deuses e que os seus destinos já estão traçados. Incluindo Ragnar que consultou um vidente à alguns anos atrás e este lhe dizia que iria ter muitos filhos.

     É muito engraçado ver esta série principalmente pelo choque de culturas e regiões. Ragnar vive com um sacerdote (Athelstan) que fica chocado com os Deuses e a cultura dos Vikings já que ele é cristão e vivia num mosteiro. (não aconselho cristãos a ver esta série, pode ser bastante chocante).

     Também acho piada à relação de Ragnar com Athelstan. Eles tanto parecem melhores amigos como inimigos mortais (isto por parte de Ragnar, o que me revolta muitas vezes porque o trata muito mal e engana-o u.u).

     No início da série, também adoro a relação de Ragnar com a sua esposa Lagertha. Apesar de achar que deve ser um bocado traumatizante para os miúdos saberem quando os país estão a fazer sexo '-' ou o facto de eles quererem um companheiro para isso... faz lembrar um bocado os hippies e o amor livre xD Também me lembrei dos hippies no festival, quando eles vão aos templos dos Deuses. Mas vocês que tirem as vossas próprias conclusões sobre isso ^^

     No geral, acho que é uma boa série mas que só me prendeu no 3º ou 4º episódio, não me lembro bem, mas vale a pena ver, nem que seja pela parte histórica que é muito interessante! Ou pelas lutas e estratégias deles que também são incríveis.

     Uma coisa que confunde um bocado é o tempo cronológico da série. Não se percebe se passaram dias, meses ou anos, e às vezes isto acontece dentro do mesmo episódio o que acaba por se tornar confuso. Se fosse entre episódios ou temporadas ainda podia fazer um pouco de sentido mas assim é estranho.

     Vi muitos comentários a dizer que esta série era uma imitação reles de Game of Thrones mas acho isso um disparate. Não tem nada haver uma coisa com a outra. Game of Thrones tem um enredo mais elaborado sim, mas não é verídico, podem fazer o que quiserem para lá que não faz diferença. Não se pode comparar estas duas séries nesse sentido!

Trailer Legendado: 




Capas:



Curiosidades: 
  • "Lothbrok" não é um nome de família, mas um apelido, que refere-se a outra história. Conta-se que Ragnar se vestiu em calças e casaco de pêlos e caminhou através do gelo para congelar as roupas, para se proteger de duas serpentes míticas que haviam sido colocadas em sua casa por duas donzelas. Depois disso, o pai das garotas começou a chamar Ragnar de "Lothbrok", que significa "calças peludas";

  • Travis Fimmel (Ragnar Lothbrok) era modelo da marca Calvin Klein antes de ser contratado pelo Canal História para a série Vikings;

  • Travis, também foi eleito o solteiro mais sexy do ano em 2002 pela revista People;
      

  • Toda a série é filmada na Irlanda.

Mitologia Viking:
   Os vikings eram povos que habitavam a região da Península da Escandinávia (extremo norte da Europa) nas épocas Antiga e Medieval. Foram também chamados de normandos pelos franceses e italianos na Idade Média. A palavra viking origina-se do normando “vik” cujo significado mais provável é “homens do norte”. 
   Eles formavam grupos marítimos na região escandinava, além de atuarem como comerciantes, guerreiros e piratas.

Deuses:
ODIN
Devido ao seu amor pela batalha, é o principal deus da mitologia nórdica - nascida em países do norte da Europa, como Suécia, Dinamarca e Islândia. Odin é o mais velho e sábio dos deuses. Com só um olho bom, ele vive com dois corvos em seus ombros: Huginn (pensamento) e Muninn (memória), que simbolizam a busca pelo conhecimento.

LOKI
"Pai das Mentiras", é parte gigante, parte deus. Às vezes é mostrado como irmão de Thor, mas na mitologia tradicional é irmão adotivo de Odin. Tem caráter maligno, mas traz equilíbrio ao panteão dos deuses.

FRIGG
Mulher de Odin, a deusa da fertilidade veste um manto que parece com as nuvens - e que muda de cor de acordo com seu humor. Representa a feminilidade e era invocada pelas mulheres nos partos.

HEL
Filha de Loki com uma gigante de gelo, é a deusa de Niflheim, a terra dos mortos. Descrita como uma figura de feições sempre sombrias, é viva da cintura para cima e morta da cintura para baixo.

THOR
O deus do trovão, é filho de Odin com outra deusa (Fjorgyn). Muito forte, tem como arma um martelo mágico. É o grande guerreiro dos deuses contra seus principais inimigos, os gigantes de gelo.

BRAGI
Filho de Odin com uma gigante, é o porta-voz e mensageiro dos deuses. Bom de "discurso", tem o nome citado nos brindes que antecedem a narração de grandes histórias.

TYR
Filho de Odin e Frigg, tem força e coragem, e lidera os deuses nas batalhas. Sacrificou uma das mãos para o lobo Fenrir (filho de Loki) para manter a paz entre os deuses após mais uma das brigas entre eles.

BALDER
Outro filho de Odin e Frigg, é o mais belo, misericordioso e justo dos deuses. Espalha paz onde quer que ande. Por ser o deus mais amado e popular, tornou-se um dos alvos preferidos das intrigas de Loki.

NJORD
Protetor dos navegadores, escolheu viver em Asgard após firmar uma paz com Odin. Os que o adoram navegam tranqüilos e têm boa sorte no nascimento dos filhos.

SKADI
Skadi foi para Asgard para se vingar da morte do pai, um gigante. Temendo um confronto, os deuses colocaram os olhos do pai dela como estrelas no céu e lhe ofereceram Njord como marido.

FREYA
Filha de Njord e Skadi. Deusa do amor e da luxúria, é uma mulher sensual. Amante de magia e feitiçaria, ela pode tomar a forma de um pássaro para viajar ao mundo dos mortos e trazer profecias.

FREYR
O irmão de Freyja é o deus da abundância. Decide quando a chuva cai, dá fartura aos frutos da terra, e é invocado na paz e na prosperidade. Possui um barco capaz de carregar todos os deuses.

FORSETI
O deus da justiça é filho de Balder e define as disputas entre os deuses e os humanos. Na mitologia, nunca falhou em um acordo. Falando por horas a fio, sempre convence os deuses pelo cansaço.


COMO TUDO COMEÇOU
As lendas nórdicas não têm uma versão única. Há variações nos deuses e nas descrições de como o mundo foi criado. Um dos mitos diz que Odin e seus irmãos mataram um gigante, Ymir, formado de fogo e gelo. O corpo dele virou, então, a matéria-prima para a criação do mundo:
  • A carne virou a terra
  • Os ossos viraram pedras
  • O sangue virou rios e oceanos
  • O cérebro virou nuvens
O MUNDO NÓRDICO
Yggdrasil, a árvore da vida, tem três níveis

ASGARD
É onde vivem quase todos os deuses. A paz por lá só reinou após muito quebra-pau entre eles. Asgard é cheia de grandes salões, como o grandioso Valhalla, salão de Odin.

MIDGARD
Os humanos vivem aqui. Midgard é cercada por um vasto oceano e é ligada a Asgard pela Bifrost, uma ponte em forma de arco-íris vigiada pelo deus Heimdall.

JOTUNHEIM
Região dentro de Midgard habitada por gigantes, raça que vive em conflito com os deuses. Lá fica uma fortaleza chamada Utgard, palco de várias aventuras de Thor.

NIFLHEIM
O terceiro e último nível é o domínio dos mortos. É um local gelado, onde a noite não tem fim e aonde os homens de mau caráter são enviados após a morte.

Fonte da Mitologia Viking: mundoestranho
Rackting:

  • Partilha:

Poderás também gostar de

2 Comentários

  1. Ja tou a bastante tempo naquela, vou ver, não vou... mas acho que tenho de lhe dar uma opurtunidadezinha, o rapaz é todo bom XD

    ResponderEliminar
  2. Parece muito interessante :) Tenho que ver...

    ResponderEliminar