Pages

Livro: Maze Runner - Provas de Fogo

By danny - abril 02, 2015


Sinopse: Atravessar o Labirinto devia ter sido o fim. Acabar-se-iam os enigmas, as variáveis e a fuga desesperada. Thomas tinha a certeza de que, se conseguissem fugir, ele e os Clareirenses teriam as suas vidas de volta. Mas ninguém sabia realmente para que tipo de vida iriam regressar... O segundo volume da série Maze Runner ameaça tornar-se um clássico moderno para os fãs de títulos como Os Jogos da Fome.

Titulo:  Maze Runner - Provas de Fogo
Titulo Original: The Scorch Trials
País de Origem: Estados Unidos
Autor: James Dashner
Gênero: Fantasia, Pós-apocalipse, Ficção cientifica, Jovem-adulto
Editora: Editorial Presença
N.º de páginas: 368
Ano de lançamento: 2010
ISBN: 9789722350815


Opinião: 
    Eu morri de ansiedade até começar a ler o livro, e vejam que só demorou 3 dias. Mas li-o em 2. Uma excelente continuação. Quem pensa que eles se tinham escapado da CRUEL, engane-se. Esses filhos da mãe decidiram agora manda-los para um deserto. PARA UM DESERTO, FAZ ALGUM SENTIDO!? Ainda pior, um deserto com "zombies" doentes à solta. A sério que raiva, que desespero, que pânico... Alguém devia de dar uma sova a essa CRUEL, que decide esconder-se. Ok, o Homem Rato aparece, mas é só! (nome da autoria do Minho, isso admira alguém?)

      Neste livro temos muitas coisas boas. Primeira, um monte de Minho, yehhhh. Ele durante bom parte do tempo é como o protagonista (pelo menos para mim). Mas mesmo que ele não apareça, maioritariamente a meter-se em confusões devido ao seu lindo e maravilhoso sarcasmo, aparece a ser mencionado.
   
   Outra personagem com um bom destaque é o nosso Frypan, ok não é muito, mas é sempre ótimo ver o nosso cozinheiro a aparecer XD

      Mas temos personagens novas neste livro. E se eu achava que não podia haver nenhuma gaja que me irrita-se mais que a Teresa (porque raio a gaja tem o nome em homenagem à Madre Teresa de Calcutá?), heis que aparece...BRENDA. Eu gostava de saber, porque raio as gajas nestes livros irritam-me? Deviam ser inteligentes e fixes, mas não, dão-me uma raiva que meu deus.

      Outra revelação deste livro é o Grupo B. Sim, a CRUEL não tinha um labirinto, TINHA DOIS.  Resumindo, há mais outro monte de miúdos que também passaram dois anos presos num labirinto. Se um não fosse mau o suficiente, tinha de haver dois? A sério aquela gente tem problemas. Parece um reality show doentio.

       O Thomas, neste livro, é bastante... inútil. O rapaz devia de tomar mais iniciativas. Se não fosse o Minho, não sei onde andavam. Se calhar nem teríamos 3 livros! Ok, estou a exagerar, porém a maioria das personagens neste livro está muito deprimida, isso inclui o pobre do Newt (que neste vê-se que tem uma mania de organização que meu deus). Mas é normal, mal acabam de sair da clareira, onde tinham mantimentos e passaram todos os dias a tentarem escapar, perdendo pessoas pelo caminho para descobrirem as verdades da CRUEL que só apetece chegar ao pé deles e esmorrá-los, para agora mandarem-nos para um deserto sem mantimentos. Quem não ficaria deprimido? O Minho. Pois, o único que ainda faz alguma coisa de jeito... meter-se em problemas é algo de jeito. Eu ri-me imenso com o sarcasmo dele neste livro. Ele tinha umas saídas excelentes. Ele é um gênio. Se houver Minho's por ai digam-me que caso-me já com vocês.

      Contudo também aprendemos algo neste livro, não podemos acreditar em tudo o que vemos, nem em toda gente. Não sabemos o que é verdade ou mentira.

      Porem, já podiam parar de morrer pessoas não? Daqui nada deixamos de ter geração futura com tantas mortes.

      Uma coisa que temos de admitir, o escritor tem uma ótima capacidade de fazer comparações. São mesmo boas, fugindo do habitual a que estamos habituados. Também é preciso salientar a capacidade da tradutora que traduziu o livro para Portugal, fez um excelente trabalho em tornar o livro em linguagem corrente. Acho que nunca vi ninguém elogiar uma tradução, mas neste caso acho que faz todo o sentido. Nós lemos o livro como se estivéssemos a pensar connosco, se é que me faço entender. É uma linguagem tão comum, natural e espontânea que torna tudo ainda mais agradável de se ler. No entanto, ainda não gosto muito do facto de ter traduzido algumas coisas estranhas, como os "runners" serem "exploradores", entre outras...

      Não é preciso dizer que mal acabei de ler o livro fui ler o terceiro, não é? As perguntas deixadas por responder são tantas que é preciso urgentemente das respostas.


Contudo, "CRUEL é bom"  



Citações 

" - Oh, não me digas! - Replicou Minho, os seus braços fortes tensos e cruzados sobre o peito, com as veias muito dilatadas. Por instantes, Thomas julgou ver o sangue a fluir no interior delas. - Não admira que tenhas sido batizado com o nome de Isaac Newton, tens cá uma capacidade de raciocínio..." Pág.18

" - Por mim até se podiam chamar marias-cachuchas - Retorquiu Newt, com rispidez. - Arranjem-me qualquer coisa para rebentar com a porcaria da porta!" Pág. 19

" - Hello?! Terra chama Thomas! Não é boa altura para sonhares acordado. Há cadáveres por todo o lado e tresanda aos sovacos do Frypan. Acorda." Pág. 24 

" - Sim, sim - Retorquiu Minho. - E o Frypan vai começar a parir filhas, o Winston vai conseguir livrar-se das borbulhas da cara e aqui o Thomas vai sorrir pela primeira vez na vida" Pág. 62

" - Estávamos a conta-los até tu apareceres aos trambolhões como um touro embriagado - Respondeu-lhe Minho. - Vamos lá outra vez. Um!" Pág. 81

" - Estava a brincar. ó cara de traca - Respondeu-lhe Minho. - Vamos lá todos. Pode haver um exercito de raparigas ninjas psicopáticas escondido no barracão dela." Pág. 121

" - Ora bem, conta-nos lá as tuas aventuras com os alienígenas na sua grande e terrível nave espacial." Pág. 253



Capas 





Avaliação:

Vejam também a opinião do primeiro Filme (AQUI) e a Comparação entre o primeiro Livro e o primeiro Filme (AQUI).

  • Partilha:

Poderás também gostar de

1 Comentários

  1. Agora que finalmente li o livro posso fazer um comentário!
    Em primeiro lugar, a Brenda a mim não me irritou xD pelo menos neste livro ainda não
    Uma das partes que mais gostei do livro foi a que me assustou de morte xD sim não faz sentido, mas a cena do Thomas e da Brenda a serem perseguidos por aqueles Crankos Voldemort arrepiou-me bue, acho que ganhei fobia a narizes... '-'
    Outra cena neste livro engraçada é que a primeira metade do livro é só Minho e a segunda metade é só Thomas. Qué do Newt? u.u mal o vi...
    Por fim, só para dizer que mais de metade do livro passa-se com o Thomas ou desmaiado ou a dormir ahahaha por isso é que o chamas-te de inútil não? xD Epa ele tem azar tadito.
    ps: cada vez odeio mais a Teresa ^^
    Ver se agora acabo o último livro rápido para tu o poderes postar o/

    ResponderEliminar